Quanto tempo consigo tocar a primeira música?
O violino é um instrumento de corda friccionada, pois a vibração de suas cordas ocorre por meio de um arco de madeira. Neste arco encontram-se crinas de cavalo untadas com breu, que aumenta a aderência às cordas. No entanto, estas podem também ser tocadas com os dedos, em uma técnica denominada pizzicato.
Encontramos o violino em orquestras, grupos de câmara, tanto em repertório erudito quanto em repertório popular, como em trilhas sonoras de filmes e gêneros de música popular (Rock e o Tango argentino, para citar alguns exemplos).
Ao longo do curso de violino na Escola de Música Acordes, o aluno aprende os cuidados que deve ter com o instrumento, desenvolve a percepção auditiva para encontrar a correta afinação das notas musicais e para extrair a melhor sonoridade. Recebe orientações sobre como adequar sua postura para obter uma melhor performance e desenvolve um repertório com dificuldade progressiva, personalizado aos seus gostos musicais.
Dúvidas frequentes
É preciso ter um violino para fazer o curso?
Não, é possível iniciar o curso sem ter o instrumento. Conforme o aluno perceba seu desenvolvimento, naturalmente sentirá a necessidade de adquirir um violino, para poder estudar quando quiser e de forma mais intensa, garantindo assim um melhor aproveitamento das aulas.
A Escola de Música Acordes disponibiliza um violino e uma sala de estudos para os alunos que quiserem praticar na escola, enquanto não têm o instrumento, sem custos adicionais. Basta realizar um agendamento prévio com a secretaria, em horários livres da sala.
Durante o curso, é ensinada leitura de partitura?
Sim. Por meio da leitura musical, é possível ter acesso a praticamente todo o repertório para violino. Além disso, a escrita é uma forma de registrar lições, criações, arranjos e, assim, poder participar de grupos musicais como Orquestras, Grupos de Câmara, Bandas, etc.
Na Escola de Música Acordes, a leitura é ensinada por associação no instrumento, junto com a prática musical (repertório) e a técnica, de maneira progressiva e prazerosa.
Quanto tempo demora para tocar a primeira música?
Isso é muito relativo, pois depende de vários fatores: idade, características individuais de aprendizado, experiência musical prévia, tempo disponível para estudos individuais, interesse e motivação com relação ao curso, entre outros fatores.
Em média, com 3 meses de aula, o aluno consegue executar sua primeira peça.
Quanto tempo por dia é preciso praticar para conseguir tocar o violino?
Isso depende dos anseios pessoais com relação ao instrumento. De modo geral, uma pessoa que deseja se profissionalizar precisa de mais tempo de dedicação do que alguém que estuda apenas por hobby.
Existem muitos mitos acerca do estudo diário, como a crença de que se deve estudar "8 horas por dia" para conseguir tocar uma música. Generalizações devem ser evitadas, pois é possível tocar uma peça simples apenas com alguns meses de estudo, desde haja regularidade na prática do instrumento (por exemplo, 3 vezes por semana, com seções de 30 minutos a 1 hora de duração). Já peças mais complexas podem realmente exigir uma dedicação maior, para que o cérebro realize todas as associações necessárias para se ter uma performance adequada.
Ao estudar o instrumento, você encontrará sua melhor rotina de estudo. Uma dedicação disciplinada pode levar você a resultados incríveis!
Envie sua dúvida!